sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

PARCERIA






Magazine Luiza lança vídeos de seus produtos no YouTube
04.12.2007 18h35
Acordo com a rede de varejo marca a entrada do Google em parcerias ligadas a comércio eletrônico


Fonte: Partes do artigo escrito Por Peri de Castro in Revista Exame

O Magazine Luiza, uma das maiores redes de lojas de departamento do país, fechou parceria com o gigante da internet Google para lançar no YouTube, site de compartilhamento de arquivos de imagem pertencente à empresa americana, vídeos sobre os produtos à venda nas unidades da companhia varejista.
O acordo permitirá ao Magazine Luiza criar um canal específico para seus vídeos dentro do YouTube, com conteúdo e acesso controlados pela própria empresa. Produzidos pela agência de propaganda que possui a conta do Magazine Luiza, a Etco Ogilvy, e por uma equipe de 40 pessoas, ligadas à gerência de multimídia da empresa, os filmes apresentam em cerca de três minutos as principais características de um determinado item disponível nas prateleiras das lojas ou na página da companhia na internet.
A parceria marca o primeiro negócio do Google na América Latina no setor de comércio.(...) Ainda assim, o negócio não representará uma fonte de renda imediata para a empresa de tecnologia, uma vez que o Magazine Luiza não pagará pelo uso do YouTube como plataforma para seus vídeos.
"Esse acordo surgiu como parte da política de relacionamento do Google com o Magazine Luiza, não está vinculado a pagamentos e nem à destinação de receitas publicitárias", afirma o diretor-geral do Google no Brasil, Alexandre Hohagen.
O vínculo entre as duas empresas surgiu há três meses, quando a rede varejista passou a alocar 2,1 milhões de reais, o equivalente a 15% da verba destinada a publicidade online, em links patrocinados de sites de busca, inclusive do Google. (...) Antes mesmo do anúncio da parceria, o Magazine Luiza já pôs no ar 52 vídeos, dos quais alguns já estão no YouTube, ainda fora da área customizada para a empresa. Outros 68 vídeos serão produzidos até o fim de dezembro e a meta para 2008 é terminar o ano com 500 deles disponíveis na rede. O investimento para a produção dos vídeos ficará em torno de 1,5 milhão de reais, só em 2008, mas a varejista dividirá custos com os fabricantes dos produtos anunciados.
Teste para o YouTube
(...) A companhia também tende a ganhar com o aumento no número de links patrocinados, por parte dos parceiros que exibirem vídeos.Nos Estados Unidos, o Google já fez uma parceria nesses moldes com o site de comércio eletrônico TigerDirect.
Para o Magazine Luiza, por sua vez, a possibilidade de exibir vídeos sobre os produtos serve como estratégia para aumentar a taxa de conversão do site, isto é, o volume de clientes que acabam comprando produtos, após acessar a página.(...)
Ele explica, ainda, que a parceria com o Google foi fundamental para pôr em prática o projeto multimídia, uma vez que para atrair os internautas é fundamental que os vídeos abram rapidamente, o que fica mais fácil quando eles estão numa plataforma como o YouTube.
As vendas pela internet representam uma área-chave na estratégia de expansão do Magazine Luiza. Em 2007, as vendas pelos sites e pelas lojas virtuais, como são chamadas as unidades os compradores escolhem os produtos por meio de descrições nos computadores, e pelo site alcançaram 13% do faturamento anual da empresa, o equivalente a 350 milhões de reais. A meta para 2008 é expandir esse valor para 500 milhões de reais.


Comentário 1. A inclusão virtual esta modificando o cenário comercial.

Comentário 2. A Publicidade esta diversificando-se.

Comentário 3. Inovações a curto prazo, com efeito domi
Para saber mais sobre esses 3 comentários postem as questões.

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