domingo, 13 de janeiro de 2008

MERCADO x AMBIENTALISMO


AMBIENTALISMO DE MERCADO


Fonte: Copyright (c) 2002 por Miguel Duarte


Apesar de vivermos numa economia de mercado, os ambientalistas têm usualmente defendido políticas ambientais que vão contra os princípios básicos de funcionamento desta, optando por soluções onde a legislação e o Estado têm um papel primordial. A preferência por este tipo de políticas significa demasiadas vezes que estas, por não levarem em conta a natureza humana e os interesses dos agentes económicos, acabarão por ter resultados muito aquém do esperado.



O que é ambientalismo de Mercado?


O Ambientalismo de Mercado surgiu como uma resposta pragmática aos problemas ambientais que abalam a nossa sociedade no seu dia-a-dia, tentando compreender a raiz dos problemas e apresentando soluções que possam conduzir o egoísmo natural inerente a cada ser humano a contribuir para um melhor Meio Ambiente e não para a sua destruição.
Ambientalismo de Mercado é o termo utilizado para descrever as posições daqueles que acreditam que a defesa do Meio Ambiente é melhor alcançada pela defesa dos direitos à propriedade privada, por mercados competitivos, preços que incorporem os custos reais do produto e leis que responsabilizem aqueles que provocam danos à propriedade alheia. Só com um enquadramento descentralizado e flexível, que se enquadre na sociedade em que vivemos, é possível integrar e proteger os valores ambientais na nossa sociedade.


Comentário: A tecnologia e a preocupação com os rumos que o nosso Meio Ambiente estão tomando, é de uma reflexão constante e de tomada de ações crescentes, para que novas inovações sejam criadas, com o objetivo de preservar nossas faunas e floras, mantendo mesmo assim ,a evolução da Ciência.

Nenhum comentário: